na ribeira
4 min readApr 16, 2023
campina grande, 16 de abril de 2023

Acho que essa é a carta que tá sendo mais dificil de escrever de todos os meus 34 anos. Desde que comecei com a papel mulher que me descrevo como a pessoa que nunca se identificou como escritora, mas sempre escreveu cartas de amor. Pois essa carta aqui tá bem dificil de escrever, tenho imaginado escrever ela há algumas semanas e sempre começo a chorar. Inclusive, estou aos prantos enquanto tu faz um barulho na sala de algo que quer me presentear. Talvez por ser tão dificil eu encontre dificuldades em escrever tudo o que quero. Então aqui vai ser só uma parte de outras cartas que você vai receber nos próximos meses.

Acho que escrever sempre foi mais fácil pra mim do que conversar. Em palavras consigo me expressar de forma mais transparente. É possível ver isso quando a gente começa alguma conversa um pouco mais profunda e as palavras escapam ou começo a chorar e perco totalmente o fio da meada do que gostaria de falar ou esclarecer.

Tá sendo muito difícil só de imaginar ficar longe de você, dessa casa, das gatas, do seu cheiro de camomila e roça. Eu nunca imaginei gostar tanto de alguém e querer compartilhar uma vida junto, talvez por isso esse momento esteja sendo tão doloroso, porque eu quero muito tomar café da manhã todo dia com você.

Eu tô bem triste, sabe? Quando a gente fica triste, é por consequência do apego: em outras palavras, se a gente fica triste, é porque algo é importante. Você é muito importante pra mim, nossa relação é muito importante pra mim. A gente tem chorado um pouco mais nos últimos dias, também temos nos abraçado bem mais, talvez sejam tentativas de não esquecer o que somos, não sei. O momento da despedida sempre é uma sentença muito dura pra mim, agora então, não sei nem o quão dura está sendo.

Também não vou ser utópica achando que se continuássemos da forma como estávamos tudo seria as mil maravilhas. A gente sabe o quanto já nos magoamos e nos machucamos, tá na sua memória e tá na minha também. Talvez se tudo isso não tivesse acontecendo a gente se perdesse de uma forma muito cruel. Fico imaginando dezenas de coisas que podem ter acontecido se isso ou aquilo não tivesse acontecido/acontecendo. Mas não dá pra viver a vida imaginando o que seria, pois a vida tá acontecendo e a gente tenta mudar de assunto.

Mas a gente tenta melhorar, continuar, é isso que importa agora.

Eu consegui um trabalho, então tudo ficou mais difícil. Vou ficar uns meses fora e em breve a gente vai estar juntas novamente, pra depois se despedir novamente e assim sucessivamente até que a vida aconteça.

Eu fico com um buraco no meu coração quando penso em você. Queria mais tempo de mimar e ser mimada um pouquinho enquanto esqueço tudo que é áspero. Eu quero que as coisas sejam simples e que a gente possa ter a liberdade apaixonada de um coração leve.

Não sinto medo mas a tristeza está impregnada no ar. Quero te olhar no fundos dos seus olhos e te falar sorrindo: Fica comigo porque eu quero ficar com você. Mas muitas vezes eu não sei o que se passa na sua cabeça depois de tudo que já aconteceu entre nós e dentro de você, também não sei o que você deseja pra nós…

Eu te amo tanto que não cabe no meu coração. Eu nunca canso de falar que te amo, porque é infinito o sentimento, infinito e verdadeiro. Nós já tivemos as nossas brigas, nossas raivas, mágoas… Mas agora que a gente conseguiu sentir nosso amor com muito mais intensidade, com muito mais amor, eu espero quando a gente se encontre novamente, estejamos mais maduras pra entender que somos nós, individual e coletivamente.

Hoje, amanhã, semana que vem… vão ser dias mais difíceis, depois a gente vai sentir menos, pensar menos, e o coração vai dar uma acalmada.

Sou bem forte tá? dificilmente eu falo sobre tudo que se passa aqui dentro, ainda mais quando o “aqui dentro” é tão de verdade. Eu nem gosto de imaginar um amanhã diferente, sem você. Acordar e saber que tenho você é a melhor parte do meu dia, que lembrar do seu sorriso me conforta e que você não sai da minha cabeça, nem por um minuto. Quero descobrir um mundo com você.

Estou com saudade, ansiosa pra te encontrar novamente.

viajo porque preciso, volto porque te amo.

um xeru no seu ôi.hyyyyyyyyyyyyyyycvfjuhio99iofxo3'